AVEIRO - PORTO - BRAGA

O Eixo Litoral Aveiro-Porto-Braga, talvez por ocupar apenas 4% do território nacional mas conter, em si, quase um terço de toda a população do País, partilha, entre si - não obstante as claras diferenças culturais entre elas - uma aura muito específica que, não sendo melhor ou pior - apenas diferente - a distingue do restante território português. É quase, em certa medida, um pequeno País dentro do País, onde quase tudo o que se possa imaginar, mesmo numa escala global, existe e acontece.

Este menu pretende mostrar as principais cidades desta formidável área da qual o Porto faz parte, e com as quais partilha uma fortíssima ligação. Nenhuma destas cidades - incluindo o Porto - seria a mesma caso não tivesse, tão próximas, as outras restantes. Seria, deste modo, quase incompleto, caso o Porto se mostrasse ao mundo sem que no processo mostrasse, também, as suas Irmãs.

Se fores de Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Braga, Guimarães, Amarante, Penafiel ou Aveiro, e tiveres fotografias que representem em grande escala uma destas oito cidades, envia-as, caso queiras, para o we@loveporto.com. As melhores fotografias serão escolhidas, e a tua cidade será mostrada, em alto estilo, perante todo o planeta. O eixo litoral dos distritos de Aveiro, Porto e Braga ocupam apenas 4% de Portugal, mas concentram quase um terço de toda a população nacional. Por esse motivo, toda esta área partilha de um efeito de metrópole alargada (ou policênctrica), muito comum em Países como Alemanha ou Holanda. Se toda esta área ainda não é, administrativamente, uma Área Metropolitana, é, sem dúvida, porque Portugal ainda não tem o mesmo desenvolvimento (e desenvoltura) política e social desses dois Países. Fosse esta área oficializada como área metropolitana, e seria a 12ª mais populosa de toda a União Europeia, a 3ª da Península Ibérica - e teria, ainda assim, numa densidade populacional superior à da Comunidad de Madrid. Esta galeria pretende fazer jus a essa realidade, e porque o Porto não ofusca Braga ou Aveiro mas se complementa, antes e em conjunto, com ambas,
Pila