+info PORTO VERDE

CIDADE VERDE



Mais até do que a existência de grandes parques, um dos predicados em destaque no Porto é a sua enorme quantidade de pequenos e médios jardins, que pontuam de verde, aqui e ali, um pouco por todo o lado, a selva de betão, pedra, aço e vidro, fazendo com que, ao contrário das casas e prédios, as árvores nunca se perdam de vista. Exemplo disso é o Parque da Pasteleira, em Lordelo, retratado na imagem, o Parque do Carriçal, na Senhora da Hora, o Jardim de Arca d'Água, em Paranhos, e largas dezenas de tantos outros! Qualquer habitante ou visitante, onde quer que esteja, ainda que num meio urbano e cosmopolita, pode sentir-se, quase sempre, em harmonia com a Natureza.

Depois, claro, existem os grandes jardins - espaços de largo porte, feitos para todos, e onde algo em particular se destaca, em cada um. O Parque da Cidade, por exemplo, é o maior parque urbano de Portugal, e o único da Europa com praia. Serralves, além dos vastos jardins que quase nos fazem esquecer de que estamos numa cidade, é, ainda, a casa de um dos supermuseus europeus de arte contemporânea. O Palácio de Cristal, situado bem perto do Centro Histórico, é, de todos os jardins, o que oferece os miradouros mais incríveis. Do outro lado do rio, uns quilómetros a Sul, situa-se o Parque Biológico, um espaço que mistura as características de um jardim zoológico com as de um parque florestal, o que se traduz numa zona verde enorme, onde os animais, ao contrário dos jardins zoológicos convencionais, vivem em habitats de grande porte que simulam os seus habitats originais.

Um último destaque deve ser dado ao Passeio Alegre - um jardim que sendo pequeno, concentra, em si, praticamente tudo o que é ser Porto! Ele está junto ao rio, mas também junto ao mar, é antigo, mas exibe rasgos de modernidade, palmeiras juntam-se a árvores autóctones, e de lá, é possível ver a costa que se estende a Sul e a Norte - sem dúvida, um microclima 'à lá Invicta' - profundo, fresco, leve, espiritual, e, ainda, um quinto adjectivo inteiramente à tua escolha.

(Para que a experiência se aproxime ao máximo da vivida na realidade, não te esqueças de colocar o brilho do ecrã no máximo :) A tua visita é muito apreciada!)

SOURCE FILES

© invictadesign.com