+info PORTO HISTÓRICO

PORTO HISTÓRICO



Quando falamos em grandes cidades europeias podemos dizer que, sem excepção, é nas áreas históricas que encontramos uma parte considerável das respectivas essências, e o Porto, nesse contexto, é bem Europa - aliás, ainda que não houvesse nada à volta da denominada área histórica da cidade, esta seria o suficiente para completar as medidas a muitos.

A Baixa, por exemplo, é composta por edifícios monumentais de altura considerável, granito polido, peculiares exemplos de estatuária um pouco por toda a parte, pináculos que rasgam os céus, e as ruas, no geral, por serem repletas de comércio, serviços, lazer e hotelaria, são, também, repletas de gente - repletas de diferentes culturas e idiomas. Todo este cenário é, por esse motivo mas não apenas, muitas vezes chamado de 'a área mais europeia de Portugal'. Entre a Baixa e o Douro encontramos o Centro Histórico - classificado na íntegra como Património Mundial da Humanidade - onde as ruas são estreitas e íngremes, as populações locais humildes - onde os pombos e gaivotas partilham janelas e varandas com roupa que seca ao Sol, e onde escadas de pedra dão acesso a outras escadas, a outras ruas, ou mesmo a pequenos restaurantes e cafés típicos.

Eis que chegamos ao Douro - um rio de caudal considerável - cujas margens altas não só nos permitem ver a cidade em alto esplendor, como nos permitiram a construção de magníficas pontes em arco - uma delas com dois tabuleiros - e outra, até recentemente - a maior ponte do mundo dentro do seu estilo. Ainda que o Douro - à semelhança de tudo o resto - atinja o seu apogeu de beleza quando é inundado pelo Sol, torna-se também muito belo quando, bem ao início das luminosas manhãs de nevoeiro, o soturno etéreo se funde com o mar de prédios que o abraça, por quilómetros, até ao Atlântico. É no Atlântico, de resto - que o rio e o próprio Porto abre verdadeiramente os horizontes - literalmente, até onde a vista alcança.

(Para que a experiência se aproxime ao máximo da vivida na realidade, não te esqueças de colocar o brilho do ecrã no máximo :) A tua visita é muito apreciada!)

SOURCE FILES

© invictadesign.com