+INFO PORTO AZUL

PORTO AZUL


Quem chega à Praia da Areia Branca, na Aguda, e atravessa os mais de 200 metros de areal que separam a rua do mar, pode ver aquela que será, porventura, não apenas uma das visões mais deslumbrantes da cidade, mas de qualquer lugar. Algures a Sul vê-se Espinho; a Norte, na distância, Leça da Palmeira, e no arco que fazemos com o olhar a Leste, o contínuo urbano ininterrupto entre estes dois lugares cujos extremos distam entre si mais de 30 quilómetros - sempre - abraçados pelo Atlântico a Oeste. Um verdadeiro Porto Azul - visão fascinante de uma das mais extensas frentes urbanas da Europa. São dezenas de quilómetros de passadiços, passeios e ciclovias, quase 400 esplanadas à beira mar, mais de 100 restaurantes e 48 escolas de surf - alguns dos números que atravessam esta costa duma ponta à outra, e onde, anualmente, ocorrem mais de 20 milhões de entradas nos areais.

Mas nem só de movida e altos números é composta esta linha. A sua dimensão dá lugar a locais bem calmos, onde crianças jogam à bola nos quintais à beira mar, ou a spots onde pessoal cool se junta para andar de BMX ou skate, ou ainda a praias calmas onde jovens e menos jovens acendem fogueiras e permanecem, noite adentro, em interessantes conversas espirituais ao som das ondas, a Oeste, e dos ralos e grilos cuja presença, mais ténue, se faz ouvir a partir das dunas floridas a Leste, onde o cheiro a funcho é, por vezes, intenso, e se funde com o aroma da maresia. Percorrer esta linha de carro, bicicleta - ou, para os muito resistentes - a pé - é uma experiência muito refrescante e assaz libertadora. O mais próximo que temos na Europa da experiência californiana - literalmente, a West Coast. Quando nos afastamos de carro, a Norte ou a Sul, por mais de meia hora do centro, as avenidas impecavelmente construidas começam a dar lugar a ruas de perder de vista, onde a fiação aérea se junta a casas mais pequenas e a cafés típicos, os quais, em conjunto, se mesclam numa atmosfera que soa, precisamente, àquilo que é - uma periferia distante dentro de uma formidável metrópole que se estende costa afora.

"(...) and its pristine beaches, 10 minutes from downtown, give it a touch of Malibu*, too" - New York Times
*Malibu - Zona de Los Angeles, na Califórnia, onde foi rodada a série Bay Watch (Marés Vivas).

(Para que a experiência se aproxime ao máximo da vivida na realidade, não te esqueças de colocar o brilho do ecrã no máximo :) A tua visita é muito apreciada!)

SOURCE FILES

© invictadesign.com